Transexualidade no Ensino Médio: desafios e possibilidades

Gláucia do Carmo Xavier

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa empreendida em 2018, por meio da história oral com dois (duas) alun@s trans que cursam o Ensino Médio Técnico Integrado. A investigação teve como objetivo dar visibilidade à escolarização de estudantes trangêner@s. Para isso, o texto apresenta o entendimento de sexo e gênero ao longo da história e o papel do currículo escolar na inclusão de alun@s trans. A entrevista foi a técnica de pesquisa escolhida para dar voz a esse público excluído. O artigo enfatiza a necessidade de acolhimento e apoio por parte da escola, para que tenhamos uma nova realidade frente aos desafios da escolarização de pessoas trans.


Palavras-chave


Transexualidade, Ensino Médio, Desafios, Possibilidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31931



Direitos autorais 2019 Cadernos de Gênero e Diversidade

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.