Chamada de artigos para o Dossiê "Zika e Microcefalia"

PROPOSTA

O periódico científico-acadêmico “Cadernos de Gênero e Diversidade” ligado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), convida pesquisadores a submeterem artigos ao dossiê temático “Zika e Microcefalia”. A proposta do dossiê é a de refletir sobre os efeitos da epidemia do Zika Vírus no Brasil, observando os diferentes desdobramentos e multiplicidade de investigações em distintas áreas de atuação (Ciências Humanas, Sociais, da Saúde, etc.), especialmente no que diz respeito às representações de gênero e suas imbricações sobre a saúde reprodutiva das mulheres. Interessa-nos, sobretudo, pesquisas etnográficas que apontem para as diferentes formas de compreensão dessa epidemia nos seguintes aspectos:

1) Atendimento nos serviços de saúde aos casos de microcefalia ligados a epidemia do Zika Vírus, tanto no espaço público (instituições), quanto privado.
2) Formação e supervisão/educação permanente dos profissionais de saúde no atendimento às mulheres/casais que estão passando por esse processo.
3) Acesso às políticas de saúde e a proteção do Estado frente à epidemia.
4) Obstáculos e desafios relacionados à promoção de saúde, que vão desde a qualidade da informação, passando por valores simbólicos, até a efetivação de propostas de gestores de saúde.
5) Consequências da epidemia sobre a saúde das mulheres e crianças no atendimento público de saúde.
6) Experiências positivas no atendimento nos serviços de saúde e na formação de profissionais da área de saúde relacionadas a epidemia.
7) Forma pela qual a Epidemia do Zika Vírus e sua relação com a microcefalia foram apresentadas em plataformas digitais – jornais, periódicos e revistas. 
8) Retorno ao debate sobre o aborto no Brasil, ligados aos casos de microcefalia e a epidemia do Zika Vírus.
9) Mulheres como únicas sujeitas responsáveis pela contracepção. 
10) Violência institucional.

Nesse sentido, há o desafio de pensar sobre como efetuar uma reflexão conjunta acerca de pesquisas inovadoras que aprofundem esse tema ou investigações que promovam novos assuntos de interesse no campo dos estudos sobre gênero e saúde e suas devidas intersecções.

Todas as contribuições propostas deverão ser submetidas para https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/index
Favor submeter seu texto para a seção - "Dossiê Zika e Microcefalia (2017)".

O prazo limite de submissão para este dossiê temático é 15/04/2017.

Previsão de lançamento: Julho de 2017.