Notícias

 

Chamada para Dossiê: INTERLOCUÇÕES SUL-SUL: INFÂNCIAS, INTERSECCIONALIDADE E PENSAMENTO DECOLONIAL

 

O pensamento decolonial parte de uma perspectiva teórica que promove a construção de um projeto de contraposição às tendências acadêmicas eurocentradas, buscando por meio de uma análise crítica questionar a geopolítica dos conhecimentos, que tem invisibilizado e silenciado outras formas de saberes, assim busca-se romper com o legado colonial que legitima apenas as epistemologias do norte. Tal narrativa esconde o lado mais sombrio e obscuro da colonialidade, que se reproduz através de mecanismos opressores de exploração e geradores de subjetividades tanto dominantes quanto subalternizadas. Nesse contexto, as infâncias passam a ser somente um momento de espera, uma expectativa para uma vida adulta concebida numa visão branca, heterossexual e capitalista. Mas, o que os povos tradicionais e os saberes decoloniais tem a dizer sobre as infâncias e as relações com as comunidades que as constroem?

 
Publicado: 2020-08-14 Mais...
 

[ATUALIZAÇÃO] Chamada para Dossiê Temático - Cruzando diferenças nos Nordestes brasileiros: novas agendas de pesquisa em gênero e sexualidade

 

Prorrogado o prazo para receber artigos: 29 de setembro de 2020

 
Publicado: 2020-03-27 Mais...
 

Chamada para Dossiê - Aborto legal: interseccionalidades para garantia de um cuidado humanizado

 
Entendendo como estratégica a reflexão e o debate sobre o aborto legal no Brasil, envolvendo sujeitos de todas regiões, com seus saberes, seus movimentos, suas transformações locais e, quem sabe, nacionais; e acreditando na importância de sempre revisitar este tema sob a perspectiva dos direitos humanos e dos direitos sexuais e reprodutivos, de forma ética, científica, democrática e laica, lançamos este edital com a finalidade de publicar um dossiê composto por artigos ou manuscritos que discutam o tema do Aborto Legal e suas interseccionalidades, buscando a contribuição de pesquisadores e pesquisadoras das diversas áreas, bem como ativistas e lideranças que atuem diretamente nesta temática.  
Publicado: 2019-01-02 Mais...
 

Chamada de artigos para o Dossiê "Zika e Microcefalia"

 
Está aberto e segue até 15/04/2017 o prazo para submissão de artigos para o dossiê "Zika e Microcefalia", a ser publicado pelos “Cadernos de Gênero e Diversidade” da Universidade Federal da Bahia. A organização é de Patrícia Rosalba Salvador Moura (IFS/UFSE) e Rozeli Porto (PPGAS-UFRN).  
Publicado: 2016-12-19 Mais...
 

A partir do v. 2, n. 1 (2016) da Revista as capas contarão com audiodescrição

 
Com vistas a implementar os princípios do Desenho Universal na difusão do conhecimento acadêmico as capas da Revista Cadernos de Gênero e Diversidade passarão a contar com a audiodescrição contribuindo na formação de público leitor dentre as pessoas cegas ou com baixa visão.  
Publicado: 2016-12-08 Mais...
 

Equipe da Revista Cadernos de Gênero e Diversidade recebeu Laura Martendal

 
EQUIPE DA CADERNOS BEGD RECEBE A GRADUANDA LAURA MARTENDAL (UFSC) PARA BATE-PAPO SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS NA UNIVERSIDADE  
Publicado: 2015-02-25 Mais...
 
1 a 6 de 6 itens