A Filosofia no Ensino Médio: construindo uma nova visão do docente

Silvana Aparecida Pin

Resumo


O presente estudo tem por objetivo discutir a relevância da disciplina de Filosofia
inserida no currículo do Ensino Médio e a presença do docente devidamente formado para ministrar a mesma nas escolas de Educação Básica. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico. A partir do estudo, percebe-se que a Filosofia é uma disciplina de grande importância no contexto da educação brasileira já que o objetivo desta disciplina é contribuir com a formação da consciência crítica no aluno. A elevação do senso comum à consciência crítica é um dos elementos centrais do significado do conhecimento filosófico, como também uma das principais razões que sustentam a necessidade de ensinar conteúdos de Filosofia na escola e fazer a experiência do filosofar entre os estudantes. Com isso, ressalta-se que o docente que irá ministrar as aulas de Filosofia precisa ter uma formação adequada e atualizada, desenvolvendo metodologias que incentivem os alunos ao pensamento filosófico.


Texto completo:

PDF

Referências


ASPIS, Renata Lima; Gallo, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para

professores. Atta Mídia e Educação: São Paulo, 2009.

BRASIL. Lei nº 9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dezembro de 2013.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no Ensino

Médio. 2 ed. Vozes: Petrópolis, 2000.

____________. Chegou a hora da Filosofia. Revista Educação. Ano 10

– n. 116, Editora Segmento. 2006.

GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo:

Cortez, 2008.

HEGEL, Georg Wilhelm Friederich. Fenomenologia do Espírito: Parte I.

ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

INGENIEROS, José. O homem medíocre. Pequeno ensaio de moral e

ética dirigido aos jovens. Tradução de Nélia Maria Pinheiro Padilha

Von Tempski-Silka. Curitiba: Juruá, 2004.

LYRA, Edgar. A Filosofia no Século XXI. Disponível em: www.

portalcienciaevida.com.br. p. 64-73. Acesso em dezembro de 2013.

RAMOS, Cesar Augusto. A pedagogia de Hegel e a ação formadora

da alteridade cultural. Revista de Filosofia, v. 15, n. 16, Curitiba:

Champagnat, 2003.

SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e a crítica da educação. Aparecida:

Ideias e Letras. 2010.

ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Série Filosofia, 21. Porto

Alegre: EDIPUC/RS, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.