Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UERJ na Visão de seus Concluintes

Antônio A. F. de Campos, Douglas C. Brito, Maria de Fátima T. Gomes

Resumo


neste trabalho apresenta-se os resultados da investigação que teve por objetivo conhecer o perfil dos concluintes do curso de Licenciatura em Química da UERJ e suas pretensões profissionais e acadêmicas. Visou também conhecer como eles avaliam a contribuição que as disciplinas deram a sua formação, como professor, e a frequência do uso de estratégias de ensino, de recursos didáticos e de instrumentos de avaliação. Os aspectos positivos do Curso, na opinião dos concluintes, e suas dificuldades no decorrer da Graduação também foram levantadas. Os resultados apontaram que somente 20% dos concluintes pretendem seguir a carreira de professor do Ensino Médio. Na percepção dos concluintes, as disciplinas do campo da Química contribuíram frequentemente para que tivessem uma formação sólida e abrangente, apenas, 50% considerou que o mesmo se deu na área pedagógica. Foram identificadas fragilidades e potencialidades no Curso que podem contribuir para debates visando a melhoria de sua qualidade educativa.

Palavras-chave


Perfil do concluinte. Formação de professores. Licenciatura em Química

Texto completo:

PDF