Histórias de sala de aula: PIBID sinalizando para a produção de currículo na licenciatura

Fernanda Medeiros de Albuquerque, Maria do Carmo Galiazzi

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa foi desenvolvida com onze licenciandos formandos no curso ao final do PIBID e as informações analisadas foram histórias mensais escritas por estes participantes durante os dois anos do Programa. A análise das histórias escritas pelos participantes desta pesquisa, realizada mediante a Análise Textual Discursiva possibilitou a compreensão da contribuição das histórias na formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química da FURG em Rodas de Formação. O argumento defendido é que as histórias produzidas em Rodas de Formação contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos de Química, contendo conteúdos que podem sinalizar para a produção de currículo nos cursos de Licenciatura

Palavras-chave


Histórias de sala de aula. Roda de Formação. PIBID

Texto completo:

PDF