Estudo de caso sobre Transposição Didática de projetos ensino de Química da UFS com ênfase CTS

Genisson Barbosa Teixeira, Thaise Marques Reis, Mirian Alves da Cruz Gois, Marlene Rios Melo

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar a Transposição Didática do projeto de ensino de química com ênfase CTS, de dois estagiários graduandos da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Química IV da UFS. Essa pesquisa é do tipo qualitativa, se enquadrando no estudo de caso, pois, se trata de uma análise mais aprofundada de uma unidade de estudo, de tal forma que a análise possa de alguma maneira ser generalizada. Tomamos como referencial de análise os Discursos do Professor de Villani & Barolli (2006) para identificar quais discursos os dois estagiários de licenciatura em química, usaram para transpor didaticamente seus projetos de ensino com perspectiva CTS em suas aulas, e avaliar a partir daí qual o perfil destes para o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa com uma preocupação na formação de professores

Palavras-chave


Movimento CTS. Discurso do Professor. Formação de Professores

Texto completo:

PDF