APRENDENDO A ENSINAR QUIMICA A PARTIR DA VISÃO MACROSCÓPICA NA CONSTRUÇÃO DO LÓGICO-FORMAL

Tatiana Santini Trevisan, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Liane Maria Vargas Barboza

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a intervenção pedagógica numa abordagem de ensino que teve como ponto de partida a visão macroscópica, lógico-empírica, buscando a compreensão e aprendizagem dos alunos em escolas públicas de Curitiba. A pesquisa foi realizada nas disciplinas de Metodologia de Ensino e Prática Docente de Química I e II, de caráter de pesquisa-ação, em quatro etapas, a saber: 1º: foi iniciada na disciplina de Metodologia do Ensino de Química, com leituras e discussões buscando fundamentar e subsidiar os envolvidos; 2º: elaboração do projeto de intervenção pedagógica numa perspectiva de ensino cujo ponto de partida é o cotidiano, possibilitando a construção do lógico-formal, conhecimento microscópico; 3º: foi implementada a intervenção pedagógica dos licenciandos, a 4º: se refere às atividades didático-pedagógicas contextualizadas e problematizadas a partir do lógico-empírico. O estudo desvelou que a aprendizagem se efetiva quando o ensino é parte do sentido, vivido e visto pelo educando

Palavras-chave


Lógico-empírico e formal. Química

Texto completo:

PDF