Tendências na Formação de Professores de Química: uma análise dos trabalhos apresentados no XV ENEQ.

José R. Matiello, Lailton P. Cortes Junior, Ticiane Silveira Neto

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar as tendências de pesquisas sobre formação de professores de química apresentadas no XV Encontro Nacional de Química – 2010, identificando trabalhos completos e resumos, assim como trabalhos referentes à formação inicial e continuada. Investigar as tendências de pesquisas sobre formação de professores de Química se prende a várias razões, entre as quais se destacam especialmente o levantamento das tendências, necessidades e exigências no âmbito da formação dos profissionais do magistério. A análise dos trabalhos apresentados foi realizada através de uma busca no sitio do evento disponível na Internet onde no campo busca por palavras chave solicitamos os termos formação de professores, formação inicial, formação continuada. Os resultados indicam relatos de pesquisas relacionadas à análise curricular, interação universidade-escola, concepções de professores e licenciandos, desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem e identidade docente, sendo predominantes trabalhos relativos ao desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem e análise de concepções

Palavras-chave


Formação de professores. Ensino de Química

Texto completo:

PDF