Formação Inicial de Professores de Química: Concepções de Ciência e Implicações para o Ensino

Fabiane Rodrigues, Liane Maria Vargas Barboza, Sonia Maria Chaves Haracemiv

Resumo


Ao longo das últimas décadas, a pesquisa em ensino de ciências tem evidenciado a relevância da História e a Filosofia da Ciência (HFC) como estratégica didática facilitadora da compreensão de conceitos científicos e, portanto, como necessidade formativa do professor. No presente trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica realizada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, que buscou identificar as concepções sobre a natureza da ciência dos licenciandos e como a HFC está sendo abordada no currículo de Química. A análise das ementas e planos de ensino das disciplinas curriculares, bem como a visão empirista-indutivista identificada entre a maioria dos discentes pesquisados, demonstraram a carência de disciplinas de epistemologia no curso de Química e a necessidade de propiciar aos licenciados uma visão mais atual sobre a natureza da ciência, voltada ao desenvolvimento da capacidade crítica e cidadania do educando.

Palavras-chave


Currículo de Química. Concepções de Ciência. História e Filosofia da Ciência

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