O conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor do Ensino Superior sobre conceitos de “Cinética Enzimática”

Robson Macedo Novais, Carmen Fernandez

Resumo


Em 1987, ao discutir sobre os conhecimentos que um professor deve possuir, Shulman destacou, entre um conjunto de conhecimentos, o conhecimento pedagógico do conteúdo, em inglês Pedagogical Content Knowledge (PCK). Trata-se de um conhecimento específico do professor que lhe diferencia como profissional do ensino e fundamenta sua capacidade de transformar o conteúdo específico em conteúdo a ser ensinado. Nossa pesquisa busca acessar indícios do PCK de um professor universitário sobre conceitos relacionados ao tema “cinética enzimática”. Para isso, utilizamos o instrumento CoRe, denominado “Representação do Conteúdo”, que tem sido bastante utilizado nas investigações sobre PCK (LOUGHRAN; MULHALL; BERRY, 2004). Esse instrumento foi aplicado ao professor e suas respostas foram analisadas pelos investigadores. Os resultados revelaram indícios do PCK desse professor, que utiliza os conteúdos conceituais como meios para que os estudantes compreendam os fenômenos envolvidos na catálise enzimática, além de valorizar a atuação dos estudantes no processo de aprendizagem

Palavras-chave


Conhecimento de professores. PCK. Cinética enzimática

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