Opinião dos formadores de um curso de licenciatura em Química sobre as características iniciais dos egressos

João Paulo Mendonça Lima, Eliana Midori Sussuchi, Acácio Alexandre Pagan

Resumo


A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO OFERECIDA E A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS PAUTAS DE PESQUISA. ENTENDER COMO VEM OCORRENDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A ÓTICA DE PROFESSORES FORMADORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA É FUNDAMENTAL PARA PERCEBERMOS ATÉ QUE PONTO AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA APÓS AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES (2002), CONTRIBUI PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. REALIZAMOS ENTREVISTAS COM CINCO FORMADORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LOCALIZADO NO NORDESTE BRASILEIRO A FIM DE COMPREENDERMOS SEGUNDO A VISÃO DESTES PROFISSIONAIS QUAIS AS CARACTERÍSTICAS INICIAIS DA PRIMEIRA TURMA DE EGRESSOS FORMADA NO REFERIDO CURSO. APESAR DE O CURSO SER VOLTADO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NÃO IDENTIFICAMOS CONSENSO SOBRE O PERFIL DOS EGRESSOS.

Palavras-chave


Licenciatura em Química. Formação de professor. Professor de Química

Texto completo:

PDF