CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E SUAS INTERRELAÇÕES.

Bruna Herculano da Silva, Edenia Maria Ribeiro do Amaral

Resumo


Na presente pesquisa de caráter qualitativo buscamos identificar concepções de alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE a respeito de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e quais relações estabelecem entre Ciência (Química) e questões sociais e ambientais. Comoparâmetros para análise, tomamos por base visões deformadas de Ciência e Tecnologia apontadas naliteratura, que se originaram da discussão e problematização de visões historicamente construídas sobrea atividade científico-tecnológica, seu papel na sociedade e suas implicações educacionais. Para identificar as concepções, foi elaborado um instrumento de pesquisa, composto por oito questões, baseado em um questionário aplicado e reconhecido internacionalmente, o VOSTS (Views On Science-Technology Society). Como síntese da análise verificamos que os licenciandos de uma maneira geral apresentaram concepções a respeito de ciência e tecnologia concernentes a orientação CTS, embora as concepções sobre ciência se mostraram mais adequadas do que aquelas sobre tecnologia.

Palavras-chave


Relação CTS. Formação de professores

Texto completo:

PDF