O estágio supervisionado como espaço de inserção dos futuros docentes no processo de reflexão sobre a ação

Flávia Carneiro Gonçalves, Layla Karoline Tito Alves, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Resumo


No estágio do curso de Licenciatura em Química da UFG, os estagiários planejaram e ministraram uma disciplina optativa na escola campo com o foco na experimentação. As aulas foram gravadas em vídeo e foi realizada uma análise a partir das impressões escritas dos estagiários ao assistirem os vídeos e identificarem aspectos que caracterizaram suas posturas docentes na regência. Nesse processo de reflexão sobre a ação, foram analisadas duas categorias: identificação e proposta de resolução de problemas envolvidos na docência e responsabilidade profissional docente. De acordo com a análise observou-se que ao reverem suas aulas os estagiários se situaram como futuros professores de química e expressarem seu senso de responsabilidade docente em relação à situação didática e suas capacidades de identificarem problemas e soluções inerentes à sala de aula. A reflexão sobre a ação é importante componente da formação docente, pois permite o repensar dos caminhos e escolhas do futuro docente.

Palavras-chave


Estágio supervisionado. Reflexão sobre a ação. Responsabilidade docente

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