UM PROJETO DO PIBID PARA LICENCIATURA EM QUÍMICA EM UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL COM PESQUISA QUÍMICA DESTACADA: CENÁRIO, DIFICULDADES E PERSPECTIVAS.

Adriana Vitorino Rossi

Resumo


Enquanto dificuldades típicas de ensinar Química parecem persistir, a despeito de esforços de professores e pesquisadores, resultados iniciais de projetos do PIBID apontam ações positivas para formar professores de Química. Também é preciso estimular a opção pela Licenciatura em Química oferecida como modalidade de curso, paralela ou simultânea ao Bacharelado, numa região que concentra empresas com empregabilidade para químicos, emcontexto institucional de intensa produção científica na área de Química, com diversas oportunidades de bolsas e estágios em indústrias, como em nossa instituição. O PIBID passa aser indispensável para fomentar a opção pela licenciatura, valorizando e aproveitando a competência profissional de professores na supervisão dos licenciandos em suas escolas.Apresentamos criticamente a dinâmica de planejamento, execução e desdobramento de algumas ações do subprojeto Licenciatura em Química dos projetos PIBID da UNICAMP, desenvolvidas desde 2010 por nosso grupo de licenciandos e professores de Química em cinco escolas estaduais de Campinas-SP.

Palavras-chave


Formação de professor. Escola pública. Professor de química

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