Projeto Químicas nas Escolas Públicas no Sertão Paraibano: novos caminhos no processo ensino-aprendizagem da Química

Francisco F. Dantas Filho, Luciano Lucena Trajano, Soraia Carvalho de Souza, Ilauro de Souza Lima, Sérgio Maia Melo

Resumo


O PRESENTE ARTIGO RELATA ATIVIDADADES REALIZADAS DURANTE EXECUÇÃO DO PROJETO QUÍMICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA − REGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO.TRATA-SE DE UM PROJETO PILOTO PROMOVIDO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E ESCOLAS PUBLICAS DO SERTÃO PARAIBANO. A PROPOSIÇÃO DE AÇÕES JUNTO AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARTIU DA ARTICULAÇÃO DESTES TRÊS COMPONENTES – LICENCIADOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO - NUMA INTERAÇÃO QUE VISA PROPOR, APLICAR E AVALIAR UM CONJUNTO DE TEMAS OS QUAIS EXPLORAM CONCEITOS QUÍMICOS IMPORTANTES. BUSCANDO ABORDAR CONTEÚDOS ESTABELECIDOS COMOCONTEÚDOS BÁSICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO, COM BASE NOS CONHECIMENTOS QUÍMICOSASSOCIADOS À MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). A PERSPECTIVA APRESENTADA NESTE PROJETO SUGERE QUE O ENSINO DE QUÍMICA DEVE ENVOLVER A BUSCA PELA COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DA LINGUAGEM QUÍMICA, COM SEUS SÍMBOLOS E FIGURAS, COMO UMA FORMA PARTICULAR DE DESCREVER O MUNDO. PELO FATO DO OBJETO FUNDAMENTAL DE ESTUDO E INVESTIGAÇÃO CONCENTRAR-SE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO QUÍMICO, DIFERENTEMENTE DAS OUTRAS ÁREAS DA QUÍMICA, QUE BASICAMENTE PREOCUPAM-SE COM INTERAÇÕES DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, COM A DINÂMICA E MECANISMOS DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, NA CONDIÇÃO DE EDUCADORES, DA ÁREA DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, NOS ENVOLVEMOS COM INTERAÇÕES DE PESSOAS (ALUNOS E PROFESSORES) E COM A DINÂMICA DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE QUÍMICA.

Palavras-chave


Ensino de química. Estratégias de ensino. Escolas públicas

Texto completo:

PDF