Identidade Docente: Visão e (trans)formação em um Curso de Licenciatura em Química

Edinéia Tavares Lopes, Tayonara da Cruz Nascimento, Lidiane Santos Gama, Angélica Tavares Santos, Diego Andrade Vasconcelos, Alyson Passos Ferreira, Josefa Alenilza Jesus Lima

Resumo


Relata-se algumas atividades de investigação realizadas no âmbito do PIIC-UFS e subprojetos Química – Campus Itabaiana/UFS do PRODOCÊNCIA e do PIBID. Inicialmente foi realizada uma pesquisa acerca da visões dos acadêmicos do curso sobre o modelo de professor que pretendem seguir na
docência. Após, realizou-se Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que trataram: da construção da identidade docente desses alunos, dos professores de memória e influências em seguir a carreira docente e das realidades e possibilidades no ensino de Química em uma escola pública. Estão sendo
desenvolvidos outros TCC, que tratam: das opiniões dos acadêmicos sobre sua formação, das ideias do ser professor e da docência dos acadêmicos ingressos em 2012 e sobre o papel do plano de aula nas atividades de estágio. Além disso, são desenvolvidas duas pesquisas com foco no ensino das Ciências
Naturais no Ensino Fundamental, sendo uma nas series iniciais e outra no nono ano

Palavras-chave


Identidade Docente. Visão. (Trans)formação

Texto completo:

PDF