Produção e acompanhamento no desenvolvimento de currículo: constituição de conhecimento de professor

Jaqueline Ritter, Laís Basso Costa-Beber, Otavio Aloísio Maldaner

Resumo


O presente trabalho consistiu em analisar dois relatórios de estágio docente produzidos pelas autoras, separadamente, atendendo proposta do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação nas Ciências da UNIJUÍ - RS, bem como a ementa do componente curricular Ensino de Química I em que o mesmo foi realizado no Ensino Superior, na Licenciatura em Química. Buscou-se identificar, problematizar e discutir meios favoráveis e desfavoráveis que se apresentam aos licenciandos quanto à produção, o desenvolvimento e o acompanhamento pela pesquisa de currículo escolar inovador. Conclui-se que a Situação de Estudo (SE) constitui-se em meio favorável às organizações curriculares alternativas e que pode ser potencializada através de “interações triádicas”. O processo desenvolvido dessa forma pode vir a tornar-se constitutivo do conhecimento de professor nos três grupos de sujeitos envolvidos na interação: professores da escola, da universidade e licenciandos em formação inicial

Palavras-chave


Educação Química. Situação de Estudo. Interações Triádicas

Texto completo:

PDF