Ações do Projeto “Ações Construtivas do Conhecimento Químico” e Suas Contribuições Pedagógicas na Cidade de Manaus - AM

Ivoneide de C. L. Barros, Renato H. Souza, Katiuscia S. Souza, Sidilene A. Farias, Paulo R. Couceiro, Karime R. B. da Silva, Tereza C. S. Oliveira, Darlinda D. Monteiro, Izelene F. S. Xavier, Alex S. F. Costa, Brenner L. Pereira, Nilton F. Ortiz, Ana K. G. Magalhães, Kidney O. G. Neves, Oriene M. Silva, Mariana J. O. Souza, Paulo T. Neto, Kleyton A. S. Oliveira, Josimar L. Silva Junior, Morgana S. Araújo, Pamela N. M. Bentes, Yara J. C. Bizerril

Resumo


NESTE TRABALHO SÃO RELATADAS AS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS DO CONHECIMENTO
QUÍMICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS TROUXE PARA A VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ESTADO DO AMAZONAS, SUBRETUDO EM SUA CAPITAL, MANAUS. O PROJETO ACONTECE DESDE OUTUBRO DE 2011, EM 7 ESCOLAS-SEDE, CONTEMPLANDO TODAS AS REGIÕES GEOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO. 300 ESTUDANTES, DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, ORIUNDOS DE 20 ESCOLAS, SÃO ATENDIDOS PELO PROJETO. AS AULAS SÃO MINISTRADAS POR LICENCIANDOS E BACHARÉIS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, E QUE SÃO ORIENTADOS POR SUPERVISORES LICENCIADOS E COM ATUAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. O PROJETO AINDA CONTA COM UMA COORDENAÇÃO NACIONAL E OUTRA NO AMAZONAS, COM AULAS SEMANAIS NAS ESCOLAS-SEDE E REUNIÕES DA EQUIPE NA UFAM. AS ATIVIDADES PERMITEM TRABALHAR SIMULTANEAMENTE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, ALÉM DO APROFUNDAMENTO EM QUÍMICA QUE OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE TODAS AS REGIÕES DE MANAUS TÊM ACESSO. NESTE TRABALHO RELATAMOS, SOBRETUDO, O IMPACTO DAS AÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS MONITORES

Palavras-chave


Ensino de química. Formação docente. Estratégias de ensino. Escolas públicas

Texto completo:

PDF