A influência da formação escolar no exercício profissional de professores de química do município de Juiz de Fora

Lilian Guiduci de Melo, José Guilherme S. Lopes

Resumo


OS SABERES DOS PROFESSORES SÃO CONSTITUÍDOS POR DIVERSAS FONTES, COMO A SUA HISTÓRIA DE VIDA E A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR. TAIS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, QUANDO NÃO REFLETIDAS CRITICAMENTE, IMPLICAM EM UM TIPO DE FORMAÇÃO, CARACTERIZADA COMO FORMAÇÃO AMBIENTAL. NOSSOS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR LIMITADO À FORMAÇÃO AMBIENTAL, TENDO A FORMAÇÃO INICIAL POUCA CONTRIBUIÇÃO, DEVIDO AO SEU DISTANCIAMENTO DA REALIDADE. ASSIM COMO OUTROS AUTORES, ACREDITAMOS QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DEVA SER REPENSADA, VISANDO PROMOVER UMA RUPTURA DA FORMAÇÃO AMBIENTAL, PARTINDO DA PROBLEMATIZAÇÃO DESTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS FUTUROS PROFESSORES, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA ROMPER COM AS LIMITAÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavras-chave


Formação ambiental. Prática docente Saber docente espontâneo

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