As histórias de sala de aula na formação de professores de química no PIBID/FURG as histórias de sala de aula na formação de professores de química no PIBID/FURG

Aline Machado Dorneles, Maria do Carmo Galiazzi

Resumo


O presente artigo apresenta a análise das histórias de sala de aula narradas por seis professoras de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As histórias foram narradas mensalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Da análise, emergiram sete categorias, no presente trabalho apresentam-se a categoria: questionamentos e desafios da sala de aula de Química. Argumenta-se sobre a potencialidade
da escrita narrativa, pois as histórias quando lidas, conversadas e problematizadas nas Rodas de Formação de professores tornam dispositivos da formação, que possibilitam a partilha de experiências e vivências da sala de aula de Química.

Palavras-chave


Histórias de sala de aula. Rodas de formação. Pesquisa narrativa

Texto completo:

PDF