Análise dos processos de mediação didática de futuros professores sobre o tema Ligações Iônicas

Renato Pereira Silva, José Gonçalves Teixeira Júnior

Resumo


Os conceitos de ligação química são importantes para o entendimento da química de maneira geral e para sua inter-relação com o cotidiano dos alunos. Partindo do pressuposto que através do planejamento da aula o professor explicita o que é considerado ideal e essencial para o tratamento do conteúdo a ser contemplado, este trabalho pretende conhecer quais as concepções de futuros professores de química sobre o tópico ligações iônicas. Através da análise crítica de planos de aula elaborados pelos licenciandos, busca-se identificar os processos de mediação didática do conteúdo de ligações iônicas. As análises realizadas aqui terão como enfoque principal a observação dos objetivos destacados por futuros professores de Química para o ensino de ligações iônicas e os pré-requisitos citados como necessários para o processo de ensino-aprendizado deste tópico.

Palavras-chave


Ligações iônicas. Mediação didática. Ensino de química

Texto completo:

PDF