Concepções de Docentes do Ensino Superior em Química sobre as implicações da pós-graduação em sua formação docente.

Cátia Suelí Fernandes Primon, Agnaldo Arroio

Resumo


A formação de professores é um tema bastante explorado pelos pesquisadores da área de educação, porém a maior abrangência está na Educação Básica, carecendo de pesquisas que abordem o Ensino Superior. Com o objetivo de investigar as concepções dos docentes do Ensino superior sobre
as funções dos cursos de pós-graduação, bem como caracterizar os participantes, foi aplicado um questionário em 26 docentes de uma instituição pública de ensino superior no estado de São Paulo. A maioria dos docentes afirma que o curso de pós-graduação o preparou para a pesquisa, mas não para a função docente. Concluímos, com relação aos participantes, que o grupo é altamente qualificado, constituído por docentes experientes, tanto em pesquisa como em ensino. No entanto, a maioria manifesta interesse primordial pela pesquisa e afirma que a docência é apenas uma consequência da pesquisa, pois trata-se de uma exigência contratual.

Palavras-chave


Ensino Superior. Formação docente. Pós-graduação

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