Os Reflexos da Formação Inicial nas Aulas Práticas Desenvolvidas nas Escolas de Educação Básica

Fábio Adriano Santos da Silva, Elton Casado Fireman, Bruna Cristina de França Silva

Resumo


Pressupostos teóricos e documentos legais destacam a formação de professores alicerçada no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si, fundamentada na racionalidade técnica. Defende-se uma formação baseada na racionalidade prática, alicerçada na reflexão e união entre conhecimentos específicos e pedagógicos. Neste ensaio pretendemos observar se a Licenciatura em Química de uma universidade pública em Alagoas está voltada à racionalidade técnica ou prática, tomando como referência as aulas experimentais desenvolvidas e se estas aulas têm ajudado os licenciandos a desenvolver didaticamente aulas de laboratório nas escolas. Para tanto, aplicamos um questionário aos docentes e discentes desta universidade, bem como a professores das redes pública e privada da Educação Básica. Os resultados mostram que as aulas de laboratório da Universidade têm caráter técnico e têm contribuído pouco para o desenvolvimento didático de aulas práticas nas escolas.

Palavras-chave


Formação de professor. Laboratório didático. Ensino de química