Investigando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: da formação inicial a atuação profissional

Gildo Girotto Júnior, Carmen Fernandez

Resumo


Neste trabalho analisamos o processo de desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de dois professores de Química. Para tanto analisamos os planejamentos e a execução das aulas em dois momentos diferentes: durante a formação inicial (licenciatura), e após três anos de formado, em contexto real. Nossos dados envolvem os planejamentos e os registros áudios-visuais das
aulas bem como entrevistas com o professor a respeito das aulas. Utilizamos a ferramenta de análise desenvolvida por Mortimer & Scott (2000) e relacionamos aspectos abordados pelo professor ao Modelo de Raciocínio Pedagógico e Ação de Shulman, bem como aos tipos de conhecimento de Morine-
Dershimer e Kent (1999). Pode-se verificar algumas categorias de conhecimentos relacionadas à prática profissional e a importância da disciplina de formação inicial bem como a experiência profissional nos aspectos reflexivos e de reformulação da prática profissional.

Palavras-chave


Formação de professores de Química. Conhecimento pedagógico do conteúdo. Desenvolvimento profissional