Escrita no Portfólio: o que contam os relatos acerca da Constituição do Professor de Química?

Vivian dos Santos Calixto, Jackson Cacciamani, Renata Hernandez Lindemann

Resumo


O presente artigo é resultado do desenvolvimento de uma pesquisa relacionada à produção de uma Monografia, tendo seu foco relacionado a questão da Constituição Profissional do Professor de Química mediada pela Escrita no Portfólio. A escrita da forma como foi mediada nos Portfólios, que foram objetos de estudo desta pesquisa, potencializou as aprendizagens e as relações destes professores em
formação com suas práticas pedagógicas exercidas ao longo da graduação. Diante disto buscou-se compreender mais amplamente os processos envolvidos nesta metodologia de ensino, que visa uma perspectiva de constituição profissional diferenciada, onde o aprendiz conduz sua própria aprendizagem contando com o auxilio de seus formadores. O seguinte texto foi organizado em três momentos visando
contemplar a pesquisa realizada em sua amplitude, sendo estas: (1) O desenvolvimento da escrita através do Portfólio; (2) A constituição do professor mediada pela escrita; (3) Compreendendo as escritas nos Portfólios: assuntos emergentes.

Palavras-chave


Escrita. Portfólio. Constituição

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