A descrição e a explicação como habilidades de comunicação científica: o que pensam os licenciandos(as) em química

Suely Alves da Silva, Isauro Beltrán Núñez

Resumo


A presente pesquisa levantou dados sobre a ideia que os licenciandos(as) em química têm sobre a descrição e a explicação como habilidades de comunicação científica. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário, aplicado na UFRPE, na turma de Estágio Supervisionado II, participaram 20 licenciandos(as). Nos dados construídos verificamos que os conteúdos de ciências têm sido marcados pela forma disciplinar de organização. Na descrição e explicação dos experimentos foram apresentados conteúdo por conteúdo, não extrapolando os limites de cada campo disciplinar, deixando lacunas nas suas repostas segundo o referencial. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de uma reflexão e discussão durante o processo de formação inicial na direção da temática investigada, que proporcione subsídio à prática dos futuros docente

Palavras-chave


Formação Inicial. Habilidades. Comunicação Científica

Texto completo:

PDF