O instrumento “CoRe” como atividade didática para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos

Milton M. de Oliveira Junior, Robson M. Novais, Carmen Fernandez

Resumo


Este estudo situa-se no campo de formação de professores e utiliza o conceito de PCK - conhecimento pedagógico do conteúdo - como referencial teórico. Nossa pesquisa busca acessar indícios do PCK de um grupo de licenciandos que cursam uma disciplina do curso de licenciatura do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Investigou-se o PCK desses licenciandos a partir da discussão sobre o tema natureza da matéria realizada durante a elaboração do instrumento CoRe - representação de conteúdo (LOUGHRAN; MULHALL; BERRY, 2004). Efetuou-se a análise de conteúdo dos registros em áudio e vídeo, agrupando-se as ideias centrais em categorias descritas na literatura, a partir do modelo de PCK de Rollnick et al. (2008). Os resultados indicam que o processo de elaboração do CoRe foi capaz de revelar o PCK dos licenciandos em construção através da transformação dos conhecimentos sobre os estudantes, a pedagogia e sobre o contexto (SHUMAN,1986).

Palavras-chave


Conhecimento de professores. PCK. Natureza da matéria

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