A Universidade Eduardo Mondlane no projeto pós-colonial de educação em Moçambique, 1976-1993

Thiago Henrique Mota

Resumo


Neste artigo, são analisadas políticas educacionais desenvolvidas em Moçambique após a independência frente a Portugal. O recorte estabelecido diz respeito à transformação da Universidade de Lourenço Marques em Universidade Eduardo Mondlane (1976) como parte importante da revolução moçambicana; e a saída do ensino superior da órbita do Estado mediante a autorização para criação de universidades privadas (1993), consolidando o fim do regime socialista naquele país. Objetiva-se compreender o projeto educacional pós-colonial como recurso aplicado pela FRELIMO para consolidar um Estado Nacional, cuja inspiração socialista e apoio internacional foram marcados por posturas nacionalistas orientadas às necessidades do Estado mais que dos cidadãos. Apontam-se críticas a esse sistema surgidas dentro da Universidade bem como sua derrocada a partir da instalação do Programa de Recuperação Econômica, com aval do FMI, em 1987.


Palavras-chave


Política educacional - nacionalismo - Moçambique - marxismo - Rebeldes do Aquário

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1981-1411..v0i54.23710

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    Afro-Ásia. Salvador, Bahia, Brasil 0002-0591/1981-1411