Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Afro-Ásia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Artigos inéditos escritos em inglês, francês ou espanhol podem ser encaminhados para avaliação na língua original, mas, se aprovados, deverão ser traduzidos para o português por conta do autor. Em casos especiais, a Afro-Ásia poderá se responsabilizar pela tradução do texto. Também em casos excepcionais, de acordo com a relevância para os leitores brasileiros, serão aceitos para avaliação artigos já publicados em língua estrangeira.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial, desde que seja citada a fonte.

Afro-Ásia não detém direitos autorais dos artigos publicados, mas não permite sua apresentação simultânea em outro periódico nacional. Reproduções posteriores são obrigadas à citação da revista.

Aos autores que desejam enviar seus textos, solicitamos que sigam as seguintes normas editoriais:

 

1. O texto não deve ultrapassar 35 páginas em formato A4, espaço entrelinhas de 1.5,em fonte Times NewRoman 12, e deve ser enviado em arquivo anexado via e-mail, de preferênciaem formato Documento Word(*.doc),em Microsoft Word7.0 ou posterior.

 

2. O artigo deve conter um resumo, em português e inglês, de aproximadamente dez linhas e redigido em estilo impessoal. É necessário também indicar palavras-chave, 5 no máximo.

 

3. As citações de trechos de obras e documentos devem obedecer ao seguinte critério: se forem menores que quatro linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas. Se forem maiores devem vir destacadas do texto principal, com um recuo em relação às margens laterais de 1cm e sem aspas no começo e no fim. Em ambos os casos não se deve usar itálico. Todas as citações devem ser acompanhadas de suas referências em notas conforme as normas descritas mais adiante.

 

4. As tabelas (ou quadros) devem ser formatadas com o estilo Tabela do Microsoft Word. Todas as tabelas devem ter seus títulos incorporados, menção de sua(s) fonte(s), e estar numeradas sequencialmente.

 

5. As fotos (ou figuras) devem ser digitalizadas, em preto e branco, com resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF, e enviadas em arquivos separados numerados sequencialmente. No texto deve estar indicado o local onde cada foto deve ser inserida e sua respectiva legenda.

 

6. Os indicadores de nota de rodapé devem ser colocados depois dos pontos, vírgulas, pontos e vírgulas ou dois pontos: Exemplo: Esta concorrência pela alma dos colonizados gerou uma série de tensões:1 católicos e protestantes disputaram palmo-a-palmo o terreno.2

 

7. As notas devem vir em rodapé, com todas as referências às fontes de praxe, respeitando as seguintes regras:

 

a) Nas referências a fontes primárias indicar, com precisão, sua origem em documentos escritos, orais, iconográficos e outros. Fontes devem indicar na ordem, o documento e data em formato dd/mm/aaaa, a instituição, o fundo, número, maço e, se for o caso, de folio (fl.) (este formato é válido para todas as indicações de datas). Exemplo: Nota confidencial 42 do Governador Geral de Moçambique, Freire de Andrade, ao Ministro da Marinha e Ultramar, 06/11/1909, Arquivo Histórico de Moçambique (AHM), Secção A, Diversos Confidenciais, cx. 7, maço 7.fl. 108. Citações seguintes: Nota confidencial 42 do Governador Geral de Moçambique, Freire de Andrade, ao Ministro da Marinha e Ultramar, 06/11/1909, op. cit., fl. 110.

 

b) Citação de artigo em revista: Exemplo: Rita Amaral e Vagner Gonçalves da Silva, "Cantar para subir - um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista", Religião e Sociedade, v. 16, n. 1-2 (1992), pp. 160-84. Citações seguintes: Amaral e Silva, "Cantar para subir", p. 165.

 

c) Citação de capítulo em livro coletivo: Exemplo: Yvan Debbasch, "Le Maniel: Further Notes”, in Richard Price (org.), Maroon Societies (Garden City: Anchor Books, 1973), p. 145. Citações seguintes: Debbasch, "Le Maniel”, p. 144.

 

d) Citação de livro: Exemplo: Emilia Viotti da Costa, Crowns of Glory, Tears of Blood: The Demerara Slave Rebellion of 1823, Nova York: Oxford University Press, 1994, p. 217. Citações seguintes: Costa, Crown of Glory, pp. 203-204.

 

e) Citação de tese ou dissertação: Exemplo: Lucilene Reginaldo, "Os Rosários dos Angolas: irmandades negras, experiências escravas e identidades africanas na Bahia setecentista” (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, 2005), p. 177. Citações seguintes: Reginaldo, "Os Rosários”, pp. 55-63.

 

f) Citação de site na Internet. Exemplo: Sarah Orne Jewett, "The Country of the Pointed Firs”, <http://www.columbia.edu/acis/.bartleby/jewett>, acessado em data da consulta. Citações seguintes: Jewett, "The Country”.

 

g) Nos títulos de obras em inglês, sejam artigos, capítulos, livros etc., as iniciais das palavras (exceto artigos e preposições), devem vir em caixa alta. Ver exemplo (no item d) acima

 

Os editores recomendam atualizar grafia de documentos

Não serão considerados textos remetidos fora desses padrões.

A aceitação de um artigo pela Afro-Ásia implica a aprovação do/a autor/a tanto para a edição impressa como para versões digitais no site da revista ou em outros sites sem fins lucrativos.

Não são aceitas resenhas para submissão. Apenas artigos.

O arquivo com o artigo a ser anexado na submissão não deve conter nenhum dado pessoal que indique ou informe autoria. Inclusive nas propriedades do arquivo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O arquivo com o artigo a ser anexado na submissão não deve conter nenhum dado pessoal que indique ou informe autoria. Inclusive nas propriedades do arquivo.
  7. Estou ciente que só são aceitos para submissão, artigos.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.