Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RCUFBA (ISSN 1984-3704) é um veículo destinado à disseminação de pesquisas e ideias que agreguem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes da contabilidade. Nossos leitores são professores, alunos de graduação e pós-graduação, consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas. Estima-se que cerca de 60% desse contingente estão voltados prioritariamente para a pesquisa, enquanto 40% se dedicam a atividades diretamente relacionadas com o mercado.

MISSÃO: A Revista de Contabilidade da UFBA tem como missão a divulgação de conhecimentos relacionados à Contabilidade, Controladoria e Finanças, produzidos por professores, alunos, pesquisadores e outros profissionais, tanto em nível nacional como internacional.

OBJETIVOS:

• contribuir para melhorar a qualidade da divulgação da produção científica contábil;

• ampliar as oportunidades de divulgação de resultados de pesquisas, artigos científicos e outras produções congêneres;

• oferecer à comunidade científica e aos elementos responsáveis pela aplicação do saber contábil uma referência de pesquisa de nível internacional;

• fornecer aos estudantes da área contábil subsídios bibliográficos para a realização de monografias, artigos, dissertações e teses;

• contribuir para a expansão das atividades editoriais da UFBA em nível nacional e internacional;

• gerar novos parâmetros de qualidade para publicações na área contábil;

• contribuir para estimular a adesão às políticas de avaliação da CAPES no tocante à divulgação da produção científica discente e docente.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos enviados para apreciação são avaliados por um Corpo de Avaliadores Ad Hoc no sistema double blind review, ou seja, o(s) autor(es) não é(são) do conhecimento dos avaliadores e vice-versa, em momento algum do processo. Os trabalhos serão analisados quanto ao escopo (inovação), profundidade, metodologia adequada, clareza das ideias apresentadas e grau de relacionamento com as áreas temáticas da revista.

Periodicidade

A RC-UFBA, a partir do volume 15 de 2021, passa a adotar o sistema de publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.  Até o momento a RC- UFBA não cobra nenhuma taxa ou encargo para submissão e publicação de manuscrito/artigo.

Indexadores

Item em construção...